O segundo encontro do Diviños foi sucesso total! Começamos pelo vinho rosé para harmonizar com as entradas mais leves e passamos para o tinto na hora do prato principal, paleta de porco. Os comentários dessa vez foram um pouco mais elaborados, mas só um pouco mesmo rsrs. Estamos entendendo cada dia mais sobre vinhos com leitura de livros e artigos na internet e é muito legal ver que quanto mais lemos e bebemos, mais entendemos do assunto, mas ainda há muita leitura e bebedeira pela frente para virarmos "experts". Vamos às avaliações dos vinhos de outubro.
Cabernet Sauvignon Rosé (Chile, 2010, Antares)
Demi-sec (não chega a ser suave, mas não é muito seco)
Coloração rosa cereja
Leve e cítrico
Leve amargor no fundo após engolir
Merlot Reservado (Chile, 2010, Santa Helena)
Macio
Frutado com aromas de amora e vegetais (essa foi chique, né! Julinha Sanna mandando ver!)
Cor arrocheada
Taninos bem suaves
Agora o melhor comentário de todos proferido pela Paula:
Gente! O Merlot é tipo a Skol dos vinhos! Ele desce redondo!
A harmonização foi perfeita! As entradas foram confit de alho com pão sírio (mas esse não é o pão ideal para comer com ele, derramou azeite para os lados), amendoim japonês e suflê de palmito da tia/mãe Maria Clara. Show de bola!
Na hora do prato principal o teor alcoólico nos distraiu e esquecemos de tirar foto... mas a imagem é só para ilustrar (o nosso estava muito mais bonito e saboroso rsrs). O toque, especialíssimo, ficou por conta do molho madeira e do molho branco por cima. Eu achei que o molho madeira caiu especialmente bem com o Merlot.
Para finalizar, uma foto das primas!
Verdade!!! Estamos nos empenhando para nossos encontros! O aperfeiçoamento das técnicas degustativas estão "a todo vapor"! Não vejo a hora do nosso próximo encontro!!!!
ResponderExcluir