31 de outubro de 2011

Degustação orientada


Não é ótimo quando você gosta de um assunto e encontra programas voltados para esse assunto, em que você encontrará mais pessoas que gostam desse assunto? Foi isso que aconteceu comigo. Descobri a EMACO, uma loja de vinhos no meu bairro, com excelente atendimento, que promove degustações, jantares e (em breve) cursos. Semana passada eu e o namorado participamos de uma degustação orientada deles. Foi uma experiência muito divertida e aprendemos tanta coisa!


O sommelier falou, por exemplo, sobre a tendência dos vinhos passarem a vir com tampa rosca no lugar da rolha sintética. Ele disse que isso não significa que o vinho seja ruim e, muitas vezes, a tampa rosca é melhor do que determinadas rolhas sintéticas de má qualidade. Essa tampa possui um sistema de vedação muito bom e o metal não entra em contato com o líquido, preservando bem o sabor do produto. Ele também mencionou que o fundinho na base da garrafa não é sinônimo de qualidade (ou da falta dela), sua profundidade apenas deve ser compatível com a espessura do vidro para evitar que ele quebre com facilidade (mas um bom vinho costuma vir dentro de uma boa garrafa). Aprendemos também que "o certo" é lavar as taças apenas com água para não contaminar o sabor do vinho, mas isso é um pouco difícil na prática. Fomos apresentados também ao corta gotas: toalhas manchadas nunca mais!


Degustamos seis vinhos: 3 chilenos La Playa e 3 argentinos Cinco Sentidos. Começamos pelos chilenos com uvas mais leves e depois passamos para os argentinos com uvas mais encorpadas.

Da esquerda para a direita:
- Água
- La Playa Cabernet Sauvignon Rosé
- La Playa Carmenére
- La Playa Pinot Noir Block Selection (Reserva)
- Cinco Sentidos Chardonnay
- Cinco Sentidos Malbec
- Cinco Sentidos Reserva (50% Malbec, 50% Cabernet Sauvignon)

Nossas percepções e comentários:

La Playa Cabernet Sauvignon Rosé
Ideal para entradas, peixes, frango ou como aperitivo. O sommelier apelidou ele de "vinho de piscina" e concordamos na hora. Já imaginamos a cena da piscina. Notas de morango, goiaba e frutas vermelhas. Bem suave e macio. Nota: 10.

La Playa Carmenére
Ideal para pratos condimentados, como comida mexicana, tailandesa ou indiana. Notas de caramelo e chocolate, bastante frutado e suave. Na primeira provada não identifiquei muito o caramelo, mas depois de degustar os próximos vinhos e voltar nele o caramelo ficou óbvio e até um pouco enjoativo. Foi muito legal "entender", finalmente, a tal "nota de caramelo". Nota: 7.

La Playa Pinot Noir Block Selection (Reserva)
Ideal para pratos leves e aves. Notas de madeira, café e baunilha. Sabor complexo e bastante alcoólico. Um dos meus favoritos, que inclusive ganhei no sorteio ao final do evento! Sortuda! Nota: 9.

Cinco Sentidos Chardonnay
Ideal para frutos do mar. Notas de abacaxi e maça verde. Acidez equilibrada. Boa aceitação e ótimo para eventos sociais. Nota: 9.

Cinco Sentidos Malbec
Ideal para carnes vermelhas, massas e queijos. Notas de baunilha. Foi um dos que menos gostamos, pois, como o sommelier comentou, ele não abriu, estava muito fechado, então não tinha um sabor muito definido. Talvez seria o caso de decantá-lo. Nota: 5.

Cinco Sentidos Reserva (50% Cabernet Sauvignon, 50% Malbec)
Ideal para carnes vermelhas e pratos condimentados. Notas de baunilha e café, bastante frutado. Também não foi muito marcante. Nota: 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário