12 de outubro de 2011

Experiência que deu gosto: literatura sobre vinhos!



Bom, a proposta da Confraria Diviños é tentar conhecer um pouco mais do delicioso Mundo dos Vinhos. Então, já que é pra aprender... vamos ler!!!

Peguei emprestado com a Sofia o livro "Superdicas para entender de vinhos", de Lis Cereja. O livro é dividido em pequenos capítulos, cada qual falando sobre um tema específico, por exemplo: "Terroir"; tipos de uvas; vinhos brancos; tintos; diferenças entre Prosecco, Champagne e Espumantes, etc. De leitura simples e prazerosa, passei os últimos dias aproveitando cada segundinho livre do meu dia para ler ao menos 1 capítulo do livrinho de bolso!

Adorei saber que o oxigênio é fundamental para se ter um excelente vinho, assim como este mesmo oxigênio é capaz de estragar todo o processo, quando em excesso! É o oxigênio que ameniza os taninos... Sem a oxidação não há vinho!

E o açúcar durante o processo de fermentação?!!! Leveduras + açúcar = concentração alcoólica. Se houver muito açúcar, o vinho terá um teor alcoólico elevado... aí entra o enólogo responsável pela produção do vinho: Ele define a quantidade de açúcar e por quanto tempo o mesmo deve ser fermentado!!!

E quem pensa que Prosecco é a mesma coisa que espumante e Champagne??? Nada disso!!! Prosecco é um tipo de uva italiana e vinho Prosecco só pode ser assim chamado se for feito desta uva!

É... Apesar de não ser muito aprofundado, o pequeno livro me despertou muita curiosidade e com as "superdicas" já estou me sentindo uma aprendiz de sommelier em construção!!! rs Nosso próximo encontro já está para acontecer e acho que poderei contribuir muito mais! Não tenho dúvidas de que, daqui há alguns meses, estaremos bastante conhecedoras das belezas do Reino de Bacco!!!! E posso contar mais??? Logo logo estarei escrevendo sobre minha próxima experiência com a literatura enogastronômica!!! Não vejo a hora de escapulir da correria do dia-a-dia pra me deliciar com a leitura de outros livros sobre vinhos!!! De preferência acompanhada por um bom vinho e boa companhia para inspirar!!!

Saúde!


2 comentários:

  1. Eu também adorei o livro! Juntas vamos conseguir ficar craques no assunto!!

    ResponderExcluir
  2. Maninhaaaaaaaaa!!!! Vc já está ficando entendida mesmo do Reino de Bacco!!!!
    Precisamos de mais livro sobre vinhos!!!!

    ResponderExcluir